válvulas na indústria

Importância das Válvulas na Indústria

Quase 30% das instalações industriais são compostas por válvulas, que são os reguladores de fluxo nos encanamentos dentro das indústrias. As válvulas na indústria, portanto, desempenham função primordial nos processos, pois elas regulam o fluxo dos materiais na produção das fábricas.

Qual é a importância do uso das válvulas na indústria?

As válvulas na indústria representam o segmento que controla tudo o que passa nos encanamentos e é destinado à produção. São elas que fecham, abrem, controlam a entrada ou saída de produtos, reduzem ou aumentam a velocidade de fluxo, entre outras coisas.

Por meio das válvulas na indústria, pode-se dosar a quantidade de produtos a serem usados e economizar ou não na produção em geral.

Para que funcionem corretamente, é importante que se aprenda sobre sua relevância em todo o sistema industrial. Selecionamos algumas informações importantes para que você entenda um pouco mais sobre as válvulas na indústria.

Como elas devem ser instaladas

Para que uma válvula industrial funcione corretamente, é necessário prestar atenção ao modo de instalação e funcionamento delas. O instalador ou projetista precisa fazer um planejamento detalhado de como será realizada a instalação, o que inclui grosso modo, a posição de cada válvula de acordo com as intenções de fluxo dentro da fábrica.

Para entender a necessidade e importância das válvulas na indústria, elas foram divididas em tipos e subtipos, e cada uma delas está projetada de acordo com o que é necessário para seu trabalho. É necessário que o instalador tenha um bom critério para realizar a escolha de cada uma das válvulas industriais, sabendo que cada tipo e subtipo atende a uma finalidade específica e está destinada a determinada função dentro dos sistemas de fluxo.

O instalador deve, portanto, ser capaz de conhecer todos os tipos de válvulas e quais se aplicam nesta ou naquela conjunção de canos, para entender como devem funcionar as conexões e outros detalhes da obra de instalação.

Para que sua obra tenha sucesso, devemos escolher com muito critério a válvula correta que será utilizada nos encanamentos. Além dos muitos tipos de modelos de válvulas, podemos encontrar as válvulas de retenção, que podem reter o fluxo ou inverter seu curso para um único sentido. Existe também a válvula agulha de altíssima precisão para controlar os processos industriais.

Elas podem ser feitas de plástico ou mesmo de metal, dependendo das variadas funções, como liberar fluxo, vedar passagem, ou outras mudanças no fluxo industrial, e podem ser usadas em empresas que trabalham com o ar, produtos químicos, vapor, água e outros produtos.

Também são usadas na indústria farmacêutica, química, alimentar, saneamento, mineração e outras inúmeras fábricas.

Cada válvula terá uma aplicação diferente, conforme a sua finalidade. É preciso conhecer os tipos de produtos que irão passar por elas para se ter ideia do que é ou não indicado para cada ocasião. Elas podem ser acionadas de forma manual ou não, o que depende também do tipo de indústria e encanamento.

A válvula garante não somente o funcionamento da empresa, mas ainda age como um elemento de segurança para a empresa e para as pessoas em geral. Pois as válvulas seguram os fluxos e podem ser controladas para serem fechadas ou não, tudo vai depender do tipo de controle a ser empregado naquela indústria, por isso a escolha das válvulas é importante.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?