Válvulas industriais: relembre os tipos de válvulas e suas funções

No mundo dos acessórios industriais, as válvulas industriais possuem funções variadas e são divididas em vários tipos. Nesta linha, a Tecnovapor trabalha com uma série de válvulas industriais que podem otimizar os sistemas das grandes indústrias, gerar mais praticidade em linhas de produção e são uma mão na roda quando o assunto é controlar fluídos e otimizar o funcionamento das máquinas na indústria. Para te ajudar a entender melhor os tipos de válvulas e suas funções, o blog da Tecnovapor vai relembrar os principais tipos de válvulas e suas funções. Se você está pensando em comprar válvulas industriais, trabalha com indústrias ou quer saber mais sobre esse assunto, este conteúdo é para você!

Controle de líquidos corrosivos ou viscosos: válvula diafragma

Com formato tubular e detalhes de plástico ou borracha, a válvula diafragma é ideal para o controle de líquidos corrosivos ou viscosos que são mais resistentes ao escoamento. Na prática, as válvulas industriais do modelo diafragma são manuais ou automáticas e entre suas funções, há grande uso em indústrias como a alimentícia e a farmacêutica. No corpo da válvula diafragma, há uma haste que aciona o giro do volante – peça responsável para deslocar o compressor e o diafragma para cima e para baixo, no movimento abre e fecha. As válvulas industriais do tipo diafragma dificilmente vazam e quando funcionam corretamente evitam o contato da máquina com os fluídos, o que é essencial para garantir a qualidade do produto, principalmente se for comida ou remédio.

Bloqueio de fluxo: válvula de retenção

Não só na indústria como na residências, as válvulas industriais de retenção apresentam funções bem úteis. Essas válvulas industriais bloqueiam o fluxo e mudam a direção do líquido conforme a necessidade, enquanto uma parte fica fechada. Na indústria, as válvulas industriais de retenção são muito usadas para o controle de vapor, gás de carvão, gás de óleo e são muito resistentes às altas temperaturas e baixas temperaturas também.

Regulagem de vazão: válvula borboleta

Comum em indústrias como as da alimentação, energia e celulose, as válvulas industriais borboletas são indicadas para bloquear fluídos e regular a vazão de situações em movimento rotativo. As válvulas industriais borboleta medem de 1,5 a 200 polegadas e, apesar de pequenas, possuem uma estrutura de disco central, haste transpassada e haste acoplada. Com o disco mais fino e haste acoplada, estes acessórios industrias fazem com que a vazão seja maior. Vale lembrar que a válvula borboleta pode de encaixar em várias situações, conexões e tubulações.

Ideal para abertura e fechamento: válvulas globo

Quando o abre e fecha é constante, as válvulas industriais globo são ótimas para controlar os fluídos. Com regulagem manual, elas servem para regular a pressão dos fluídos e a vasão. É mais comum que as válvulas industriais globo e suas funções sejam indicadas para indústrias de vapor, gases, petróleo e gás natural (em baixa ou alta pressão).

 

Quer saber mais sobre as válvulas industriais e suas funções? Fale com a Tecnovapor!

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?