Válvula de Segurança para Caldeiras

A válvula de segurança para caldeiras e vasos de pressão é um acessório fundamental para uma instalação eficiente. Ela garante que a pressão interna dos recipientes seja superior à pressão atmosférica. A utilização da válvula impede que as pessoas fiquem expostas às condições perigosas causadas pela sobrepressão.

O não uso do equipamento pode trazer sérios problemas aos processos dentro de uma indústria. As empresas podem ser afetadas com a perda do capital investido na produção. Sérias lesões e a perda da vida por parte dos funcionários também pode ser uma péssima consequência ao negligenciar o uso do acessório.

Para saber qual a válvula de segurança para caldeira que melhor se adéqua às condições da empresa é preciso estudar os processos aos quais ela será aplicada.

Dentre as principais especificações, estão: contra pressão; pressão de ajuste; máxima pressão de trabalho; temperatura; tipo e estado dos fluidos (gasoso, líquido, mistura), vazão, dimensões e tipos de conexão.

Válvula de segurança para caldeiras: NR 13

válvula de segurançaNo Brasil, uma norma regulamentadora da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NR 13, é responsável por assegurar os critérios de segurança destas válvulas. Com essas regras, ficam institucionalizadas a manutenção, a inspeção e os critérios rigorosos a serem seguidos pelas empresas.

Uma publicação feita para efeito de diminuir o número de acidentes que ocorrem dentro das indústrias envolvendo esses equipamentos.

A legislação determina que todas as empresas que façam a utilização de equipamentos que necessitem deste acessório devem passar anualmente por inspeções criteriosas e certificações de qualidade. A não realização dos processos de segurança cabíveis podem trazer complicações legais às indústrias.

Para evitar tais problemas, a Tecnovapor oferece soluções eficientes para empresas que trabalham com válvula de segurança para caldeiras e outros vasos de pressão.

Como garantir a segurança com os equipamentos?

válvula de segurançaCada projeto deve respeitar as suas particularidades. A válvula de segurança para caldeiras deve estar devidamente instalada. Se isso não acontece, poderá constituir grave risco ao ambiente de trabalho.

De acordo com a determinação de PMTP (pressão máxima de trabalho permitida) e PMTA (pressão máxima de trabalho admissível), é definido qual o valor de pressão compatível com o projeto, as suas características de operação, as suas dimensões físicas e sua resistência.

Alguns itens são obrigatórios para garantir segurança e o pleno funcionamento dos equipamentos:

Válvula de segurança com ajuste de pressão de abertura na PMTA. É preciso haver o instrumento indicador do acúmulo de pressão do vapor. Um injetor ou meio de alimentação d’água em caldeiras que seja independente do sistema principal.

Em caldeiras que recuperam álcalis, é necessário um eficiente e rápido sistema de drenagem. Também é preciso haver um sistema que evite que o equipamento superaqueça em casos de deficiência de alimentação d’água. E outro sistema que faça a medição para controle do nível de água.

Para não haver problemas com os equipamentos, entre em com a Tecnovapor e garanta que a sua empresa está funcionando da maneira correta. Preze pela segurança no ambiente de trabalho.

Clikss Brasil
× Como posso te ajudar?