uso-de-valvulas-na-producao-industrial

Uso de Válvulas na Produção Industrial

Fabricadas para as mais diversas finalidades em construções, válvulas industriais como a válvula esfera são indispensáveis para controlar o fluxo e garantir tubulações seguras. Fatores como qualidade de certificação, confiabilidade do fornecedor, instalação correta, material adequado ao objetivo e outras coisas, fazem com que as válvulas industriais sejam melhores aproveitadas, com qualidade e eficiência. Quais as vantagens de usar a válvula esfera na produção industrial?

Válvulas industriais x válvula esfera: importância para a instalação

Independente do ramo da indústria, dispositivos como a válvula esfera são fundamentais para estruturar a tubulação.  No que se refere a instalação, as válvulas industriais representam até 15% de toda instalação no processo industrial. Por isso, escolher a válvula adequada para cada situação é fundamental para garantir a eficiência desta instalação.

No caso da válvula esfera, uma das vantagens para a indústria, sobretudo para os fabricantes tubulação a gás bem como indústrias que fabricam aquecedores, secadoras e outros equipamentos deste estilo é que a válvula esfera tem tamanhos diferentes e adaptáveis conforme a tubulação, garantindo que os fluidos não vazem nestes sistemas de alta pressão e reduzindo o número de conexões, sem necessidade de solda.

Ou seja, a válvula esfera é uma mão na roda para a indústria não só em praticidade, mas também a longo prazo, já que dá conta da função praticamente sozinha.

Válvula esfera no ramo industrial: segurança e economia

Além da economia financeira a longo prazo, o uso de válvulas industriais como a válvula esfera podem reduzir e bastante os riscos de segurança na indústria.

Especialmente no caso de sistemas de combate a incêndio, a válvula esfera possui um papel fundamental para evitar vazamentos desnecessários e inflamáveis que podem ocasionar perdas materiais e até humanas.

As vantagens das válvulas no ramo industrial também não param por aí, a empresa finlandesa Metso por exemplo, têm revolucionado a fabricação de celulose e papel. Assim como em outros ramos industriais, com as válvulas, a estrutura das indústrias passa por uma mudança geral. Matérias-primas aumentam, legislação ambiental muda e as válvulas industriais facilitam o processo.

No caso da celulose, as válvulas industriais ajudam no controle da gramatura, da erosão e na capacidade de produção deste produto. No caso desta empresa, 75% do fluxo de celulose passa por essas válvulas industriais, o que aumenta a confiabilidade das válvulas, o desempenho e reflete no aumento e na entrega de pedidos.

Eficiência e qualidade

Quando uma estrutura é bem construída, as chances de gastar com reparação são bem menores. Neste sentido, as válvulas industriais, sobretudo, a válvula esfera trazem muitos benefícios para a indústria. Elas suprem a necessidade de vários trabalhos com a praticidade de uma peça, que quando bem instalada, garante segurança, isolamento da tubulação e eficiência a longo prazo.

Conte com quem entende do assunto. Saiba mais sobre cada tipo de válvula com a Tecnovapor que atua há 25 anos neste mercado.

 

Clikss Brasil
× Como posso te ajudar?