Tudo o que você queria saber sobre isolamento térmico

A utilização do isolamento térmico vem se tornando cada vez mais comum. Contudo, com diversas vantagens, é importante escolher o ideal para cada situação. Confira mais informações no artigo!

Você sabia que há fatores estruturais que influenciam diretamente na sensação térmica dentro de um ambiente fechado? Assim, o isolamento térmico se faz necessário, principalmente, no calor ou frio excessivo, sendo um verdadeiro investimento, trazendo resultados perceptíveis e evitando prejuízos.

Essencial em casas, prédios e indústrias, o isolamento térmico garante não apenas a eficiência energética em todo a construção civil – desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas – mas em todos os processos industriais.

O que é?

Naturalmente os meios transferem calor para igualar a temperaturas, dessa forma, os materiais isolantes são concebidos para dificultar esse processo. Essa capacidade é definida pela resistência térmica. Ou seja, feito a partir de um material específico de baixa condutividade térmica, o isolamento térmico é a competência de um material em reduzir a dissipação de temperatura para outro ambiente.

Do que é feito?
Visto que há vários tipos de materiais para o isolamento térmico, a escolha adequada dependerá do ambiente, do tipo de produção, da temperatura do local e de condições adversas.

O isolamento térmico geralmente é feito de materiais porosos ou fibrosos, para que imobilizem e concentrem o ar, evitem a umidade e guardem sua composição. Por exemplo: lãs de poliéster e de rocha, fibra de vidro, poliestireno expandido (EPS) e isopor.

Utilização

De tal forma, o isolamento térmico é utilizado com o propósito de garantir a qualidade e a conservação dos produtos, nem superaquecido nem resfriada, desde a cadeia produtiva até a os pontos finais de venda, assegurando suas características físicas, químicas e, claro, evitando perdas.

Em suma o isolamento térmico é muito usado na indústria para garantir um ambiente seguro, sendo instalado, portanto, em diversos locais para atribuir eficiência energética como linhas de vapor, estoques, transportes e centros de distribuição (CD).

Só para exemplificar, seu uso é ainda encontrado em fábricas, petroquímicas, frigoríficos, na indústria cerâmica, alimentícia, farmacêutica e na construção civil.

Ainda assim, já em imóveis e empresas comuns, em regiões quentes, o isolamento térmico mantém o calor externo ao ambiente e reduz a necessidade de ar condicionado, enquanto nas regiões frias mantém o ambiente quente e evita a necessidade do aquecedor.

Vantagens

  • Não inflamável
  • Sem necessidade de manutenção constante
  • Fácil de instalar
  • Economiza energia elétrica
  • Controla a temperatura
  • Reduz custos
  • Não afeta o meio ambiente
  • Aumenta o desempenho das máquinas
  • Preserva tanques, tubulações e elementos que estejam em seu interior
  • Impede a deterioração do produto mantendo sua validade
  • Por fim, reduz a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde dos funcionários e a qualidade do produto.

Assim sendo gostaria de quer saber qual isolamento térmico é o ideal para você? Entre em contato com nossa equipe para se informar. A Tecnovapor trabalha somente com os melhores fornecedores. Com toda a certeza, todos os acessórios industriais você encontrará aqui.

Clikss Brasil
× Como posso te ajudar?