Tubo de PVC: Utilidade e Aplicação

O PVC (Policloreto de Vinila) é um dos materiais mais utilizados em instalações hidráulicas residenciais. São tubos e conexões voltados para a condução de água fria, e sua temperatura de trabalho é de 20ºC. Há 2 tipos de produtos, veja a seguir quais são:

PVC Soldável

Nesse tipo de PVC, os tubos e conexões soldáveis se unem por um adesivo plástico. São leves e fáceis de manusear, e, graças a isso, podem ser utilizados em todas as obras, como residenciais, comerciais e industriais. Entre os seus benefícios, estão a facilidade de instalação, a resistência a produtos químicos, a eficiência e economia e a durabilidade, e sua vida útil pode ser de até 50 anos.

PVC Roscável

São fáceis de desmontar, e, dessa forma, ideais para locais que precisam de manutenção nos tubos e conexões. Para rosquear a ponta dos tubos, é usada uma tarraxa e, para realizar a união dos tubos com as conexões, a fita veda-rosca. Podem, também, ser utilizados em todos os tipos de obras, sejam elas comerciais, industriais ou residenciais.

Esses tubos apresentam vantagens em instalações aparentes, por terem maior espessura. Se for utilizado em redes provisórias, o PVC roscável apresenta vantagem pois pode ser facilmente desmontado. É excelente a resistência a produtos químicos e as conexões com bucha de latão mantém a integridade da rosca interna.

PVC soldável

O PVC Soldável, que é o PVC marrom, tem vantagem por ser mais barato e ter uma maior facilidade de instalação. Já o PVC Roscável, ou o PVC Branco, é mais utilizado em obras de hidráulica externa e que tem maior exposição a intempéries, pois o tubo é mais rígido. Porém, a sua instalação é mais complexa, pois se for mal vedado, pode surgir vazamento e a instalação precisa ser refeita.

CPVC

O CPVC (Policloreto de Vinila Clorado) é indicado tanto para água fria como para água quente até 80ºC. São tubos e conexões com alta resistência mecânica. Por não precisar de revestimento térmico, o seu custo é menor e tem baixo coeficiente de dilatação e condutividade térmica. A sua instalação é feita por meio de juntas soldáveis com utilização de adesivos.

Os benefícios de utilizar o CPVC envolvem a facilidade da instalação, pois esse material não requer equipamentos especiais ou uma mão de obra especializada.

Graças à baixa condutividade térmica, os tubos têm bom isolamento térmico, outro benefício de seu uso.

Além disso, não é necessário utilizar isolantes térmicos quando embutidos ou em trechos aparentes, e sua durabilidade pois o CPVC não sofre ataque de produtos químicos, o que evita a oxidação, a ferrugem ou a corrosão de componentes, além de incrustações que poderiam comprometer a vazão de projeto ao longo da sua vida útil.

PRR

O PRR (Polipropileno Copolímero Random) são os tubos e conexões que são unidos por uma termofusão a 260ºC, formando uma tubulação única. Assim, o uso de colas e de roscas é desnecessário, evitando o risco de vazamento. É indicado principalmente para água quente, até 95ºC, e dispensa o uso de isolante térmico.

Para realizar a fusão, utiliza-se um aparelho termofusor, cuja função é aquecer a ponta do tubo e a parte interior da conexão. Caso haja a necessidade de aumentar o sistema ou realizar alguma manutenção, o procedimento que deve ser utilizado é o mesmo, ou seja, deve-se utilizar o termofusor para aquecer a ponta do tudo e o interior da conexão.

O PVC Esgoto é dividido em duas categorias, a série normal, que é branca e, a série reforçada, que é cinza claro. As conexões de ambas as séries contam com bolsas de dupla atuação acopladas aos tubos de PVC por meio de anéis de borracha.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?