sujeiras-nas-valvulas-industriais

Sujeiras nas válvulas industriais: partículas e contato com fluidos

Além de vedar, isolar, controlar o fluxo e evitar vazamentos, as válvulas industriais e os acessórios industriais possuem muitas outras vantagens. Especificamente no meio das tubulações, encontrar as válvulas industriais corretas e acessórios industriais que não liberem partículas, contaminando fluídos e se misturando a eles, pode ter benefícios que aparentemente nem passam pela cabeça de quem compra as válvulas industriais. Quer saber mais quais são essas vantagens? Confira nos tópicos.

Funcionamento da válvula industrial

Pode parecer apenas um detalhe, mas as válvulas industriais representam o sucesso de boa parte da estrutura das indústrias.  A instalação de válvulas industriais, pode chegar até 15% da instalação de toda a estrutura dos tubos e conexões da empresa e por isso, elas precisam estar impecáveis, com qualidade e bem instaladas para funcionarem bem. O foco das válvulas industriais  é evitar vazamentos, mas quando elas não soltam resíduos ou partículas do próprio material em que são feitas, isto também é uma vantagem porque evita que a válvula se desgaste e as partículas entrem em contato com o fluxo de outros materiais.  Além disso, quando uma válvula industrial tem vazamento de partículas, as chances desta válvula ter outros problemas de vazamento pode ser maior, o que na prática, compromete sua função no ramo dos acessórios industriais.

Qualidade da válvula industrial

Quando uma válvula industrial solta partículas que podem se misturar a outras substâncias e apresentam maior facilidade para os defeitos, também é preocupante. Se pegarmos por exemplo, a válvula industrial de alívio, feita especialmente para o controle de situações de pressão, no contexto de uma injeção eletrônica, a situação pode ser ruim. Isto porque os bicos de injeção podem ser alterados e a falha passa para outras peças, deixando o motor do carro fraco ou até “apagando” o motor. Por isso, é importante conferir a situação das válvulas industriais e dos acessórios industriais, mesmo nos pequenos detalhes quem podem evitar estes problemas.

Limpeza de válvulas x vazamento

Para evitar que as partículas vazem e as válvulas industriais fiquem sujas, saiba que é possível fazer a limpeza dos acessórios industriais. Contudo, talvez não seja uma tarefa tão fácil e que precise ser feita com frequência, considerando que quando bem instalada e sem grandes vazamentos de partícula, não há necessidade de manutenção.  As válvulas solenoides, por exemplo, podem falhar por causa de sujeira. Por isso, antes de instalar ou depois de instalada, é possível desmontar a válvula e geralmente, o problema de funcionamento é resolvido com a limpeza. Nos dois casos, nunca se deve remover a bobina com alta tensão. É necessário desmontar com cuidado, marcar a válvula industrial, desmontar a torre e limpar a sujeira no cano de vedação com um pano seco. O mesmo vale para outras peças. Se a válvula industrial estiver ligada a uma máquina, na tubulação é preciso desligar antes para evitar transtornos e garantir a segurança.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?