separador de umidade

Separador de Umidade Dentro da indústria

Os separadores de umidade dentro da indústria exercem um papel super importante na contenção da umidade e separação de produtos dentro de determinados encanamentos e estruturas.

O que pode fazer um separador de umidade dentro da indústria

Os separadores de umidade podem vir a ser usados nos sistemas de ar comprimido, gases e vapor, além de outros, conforme a procedência e tipo de separador.

Eles têm a capacidade de fazer a retenção de algumas partículas de sujeira, de pó, de óxidos, de líquidos condensados como a água e o óleo, além de outros tipos de materiais. Eles também podem separar gotículas que possuam determinados tamanhos, dependendo do tipo de separador.

Onde estes separadores de umidade podem ser instalados

Para fazer a sua instalação, as válvulas podem ser colocadas em tubulações antes de aquecedores, em turbinas a vapor, em turbo geradores, em trocadores de calor ou válvulas de controle e purgas de linha, além de muitos outros lugares de acordo com a especificação.

Qual é a composição do separador de umidade

O separador de umidade industrial pode ser construído em aço-carbono e também em aço-inoxidável.

Os separadores possuem elementos específicos de acordo com sua função, por exemplo, os separadores horizontais possuem internamente uma estrutura helicoidal, que possibilita alta eficiência na separação das partículas, através dessa estrutura em forma de hélice, que separa os materiais com grande precisão.

O separador de umidade industrial é um equipamento que pode possuir um sistema de placa defletora, elemento em espiral ou elemento condensador, ele deverá ser instalado no local dos compressores, após o reservatório e antes do sistema de tratamento. Essa instalação pode atuar como um condensador de umidade de ar, que sairá através do dreno automático.

Ele pode ser fabricado de três formas, uma em alumínio com o elemento condensador, outra em aço com placa defletora ou espiral e outra em inox com placa defletora.

O separador de umidade tem por definição separar a umidade dos materiais, auxiliando a indústria nos processos de condensação, entre outros. Eles servem para efetuar a separação pela ação mecânica dos materiais condensados, removendo o máximo de impurezas sólidas e líquidas provenientes da tubulação.

Esses equipamentos devem ser testados por engenheiros mecânicos de acordo com as normas de qualidade exigidas pelas leis vigentes. Um dos aspectos mais importantes a se considerar é a segurança nas instalações desses equipamentos.

Como funciona o separador de umidade de ar comprimido

O separador de umidade é uma estrutura de pressão que possui um sistema de placa defletora, com um elemento condensador ou em espiral. Esse separador de umidade será instalado na casa dos compressores, colocados depois do reservatório e antes do sistema de tratamento de ar comprimido.

Se ele for usado ao longo da rede de ar comprimido ele poderá atuar como um sistema que vai forçar a condensação da umidade do ar, que depois sairá através do purgador automático. Assim esse sistema funciona na indústria de ar comprimido, fazendo com que os elementos sejam selecionados enquanto estão no processo de produção e condução.

Os separadores de umidade devem passar por um rigoroso controle de fabricação e devem ser instalados com cautela por parte dos instaladores, para que o mesmo tenha 100% de eficiência no trabalho. Assim, temos um exemplo de acessório de suma importância.

 

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?