valvulas-esferas-sistemas-combate-a-incendio

Saiba como as Válvulas Esfera ajudam em Sistemas de Combate a Incêndio

A tubulação para indústrias com produtos corrosivos exige uma série de cuidados para reforçar o sistema de combate a incêndio. Neste contexto, as válvulas esfera são muito usadas para estes sistemas, isto porque as válvulas esfera são dispositivos preparados para situações de alta pressão, com composição resistente a altas temperaturas e possíveis corrosões. Mas como funcionam os sistemas de combate a incêndio e por que as válvulas esfera podem ajudar na construção destes sistemas? Se você tem uma indústria de gás ou outro material corrosivo ou quer saber mais sobre esse assunto e como a válvula esfera pode ajudar, este artigo é para você!

Sistema de incêndio: a tubulação

Além dos extintores, todo o sistema de incêndio, nas grandes ou pequenas indústrias, precisa de duas coisas fundamentais: planejamento e segurança. Por isso, todas as conexões e tubos precisam atender certificações exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e por órgãos como o Corpo de Bombeiros. Além da espessura e de um material resistente e adequado, as instalações contra incêndios precisam seguir as orientações da chamada NBR, da ABNT para que todo o material tenha resistência à compreensão dos eixos. Geralmente, os tubos e as conexões de combate a incêndio têm formatos cilíndricos e são de metal, aço carbono e possuem acabamento de peças como mangueiras e caixas de hidrante para situações de emergência. Neste contexto, as conexões dos tubos, precisam, inevitavelmente, de válvulas industriais para garantir que os fluídos não vazem e estejam devidamente controlados.  Por isso, as válvulas esfera são um modelo bastante indicado para essas situações.

Válvulas esfera: resistência e sistemas de incêndio

Acionada por meio de alavancas, a válvula esfera é a mais indicada, no ramo das válvulas industriais, para sistemas de combate a incêndio. Isto porque ela é composta por um obturador mecânico, feito especialmente para que o fluído passe com a alavanca aberta e pare quando a passagem é bloqueada. Essa facilidade, na prática, faz com que a válvula esfera seja prática na hora de abrir e fechar para as mais diversas situações, incluindo vazamentos que podem ser um princípio de incêndio.  Quando instalada da forma correta, com o tamanho adequado de acordo com a estrutura da tubulação, a válvula esfera raramente dá problema, desde que tenha a manutenção regular de maneira apropriada. Mas para todas as situações, esta praticidade e rapidez no controle do fluxo dos fluídos é fundamental para situações emergenciais. Afinal, já pensou se alguma tubulação rompe perto da válvula ou algum imprevisto acontece? O sistema de combate ao incêndio como um todo deve ser bem equipado, mas contar com uma válvula esfera com qualidade já ajuda bastante na prevenção destas situações.

Válvula esfera: capacidade de vedação

Além da facilidade no abre e fecha, a válvula esfera tem uma ótima capacidade de vedação diante dos fluídos. Outro destaque é que a válvula esfera também suporta as mais diversas temperaturas, em situações de alta pressão. Essa capacidade de vedação conta os fluídos perigosos é ótima na prevenção de acidentes, como incêndios. Por isto, a válvula esfera é bastante recomendada para as indústrias que fabricam gás, dos mais variados tipos e óleo, por exemplo.

 

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?