válvula-esfera

O que é uma válvula esfera e para que serve?

Seja em construções de residências, indústrias, empresas, prédios ou fábricas, a válvula esfera é a peça que não pode faltar na hora de controlar ou interromper o fluxo nos encanamentos.

A válvula esfera é um dispositivo essencial para situações de alta pressão, como sistemas de combate a incêndio devido à sua resistência diante de situações de corrosão.  No mundo das válvulas industriais, é comum ficar na dúvida sobre qual válvula é a ideal de acordo com seu objetivo.

A Tecnovapor oferece os mais diferentes estilos de válvulas industriais, inclusive, a válvula esfera, com a qualidade necessária para qualquer situação no ramo industrial. Para explicar melhor como funciona a válvula de esfera, separamos em tópicos suas principais características.

Válvula esfera: qualidade e formas de uso

Com capacidade para superar diversas temperaturas e uma ótima capacidade de vedação, a válvula esfera é excelente para situações de alta pressão. Operada por meio de alavancas, a válvula esfera tem uma manutenção fácil e prática, fecha e abre facilmente e pode ser usada nas mais diversas intensidades de pressão. Outra característica da válvula esfera é a o obturador da válvula. Na prática, o obturador é um dispositivo mecânico que permite que o fluido passe com a alavanca aberta e bloqueia a passagem quando a alavanca fecha.

Por isso, a válvula de esfera é conhecida pelo controle no fluxo das tubulações, um exemplo prático é a indústria de óleo e gás. Mas atenção: a forma geométrica esférica da válvula esfera não é indicada para controle de vazão parciais e nem para fluidos que possuam camadas sólidas. O que se pode dizer é que a válvula esfera possui muitas qualidades e facilitam o trabalho nas indústrias, mas antes de entender suas formas de uso, é bom pesquisar com quem entende do assunto.

Como escolher a válvula esfera

Antes de escolher a válvula esfera certa, é importante que você converse com o engenheiro ou com a pessoa responsável pelo serviço que será executado. Mas, de forma geral, algumas dicas podem ajudar a escolher a válvula esfera corretamente, sem grandes transtornos para resolver depois.  A primeira coisa a ser observada é o local onde você irá comprar sua válvula esfera. Isto porque, toda válvula esfera precisa ser fabricada, atendendo as especificações de segurança exigidas pelo mercado.

Outra coisa essencial é saber exatamente qual é a espessura da tubulação onde será colocada a válvula esfera e qual o objetivo da válvula. Ao comprar o dispositivo sem essas informações, não é difícil que a pessoa acabe comprando um produto incompatível com o que precisa.

Além disto tudo, a escolha do profissional correto para instalar a válvula esfera é fundamental para evitar prejuízos, já que instalar a válvula esfera de qualquer jeito pode causar riscos a tubulação, gastos desnecessários e causar danos que podem não ter mais conserto.

Já pensou se todos os benefícios de conter os fluídos em obras que devem evitar os incêndios são revertidos na situação contrária? Ou seja, mais do que escolher a válvula esfera correta, com qualidade certificada, é importante garantir que a válvula não cause mais vazamento e acidentes.

Quer saber mais sobre a válvula de esfera? Confira os produtos da Tecnovapor que atua há 25 anos neste mercado.

 

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?