manômetro

Manômetro: Como Funciona

O manômetro é um dispositivo de pressão que, por meio de um indicador de ponteiro, pode exibir a pressão exata existente no interior de um sistema fechado como hidráulico e de ar comprimido ou de um recipiente.

O manômetro de pressão é o tipo de indicador que não pede nenhum ponto eletrônico, ou seja, não é preciso conectá-lo a nenhum sistema de eletricidade para funcionar.

Muitos manômetros usam o sistema de tubos bourdon. Esses tubos possuem um formato radial com um espaço transversal oval. A pressão para medição acontece dentro do tubo, produzindo um movimento linear ao fim dessa locação.

Esse movimento tem proporção à medição da pressão que é apontada pelo ponteiro por meio do sistema mecânico de movimento

Mais sobre manômetro de pressão

O manômetro de pressão pode ser usado em qualquer recipiente ou sistema que precise ter uma pressão controlada ou monitorada, como compressores e bombas, filtros de piscina, gases de sola, sistema pneumáticos e mais.

O melhor é que existem marcas brasileiras responsáveis por ótimos manômetros, criação, fabricação e qualificação nacional que possuem certificação INOR/ IMMETRO.

A pressão medida pelo manômetro pode ser tanto atmosférica quanto a de um líquido ou gás. Além da opção que citamos acima, existe mais de um tipo de dispositivo de manômetro de pressão, isso inclui os de mercúrio e os digitais.

Um manômetro simples de mercúrio pode ser feito utilizando um tubo de vidro. Ele é fechado em uma ponta e, em seguida, o mercúrio é posto no tubo de tal forma que nenhum ar se estabiliza na extremidade que está fechada na ponta do tubo. Assim, o tubo é dobrado em formato de U, com a ponta selada no topo de um dos lados do U.

Como o mercúrio presente no tubo se movimenta até o fundo em formato de U, um vácuo sempre é formado ao fim selado desse tubo. Nesse final de espaço não existe ar para a produção de uma pressão oriunda do mercúrio. A extremidade que está aberta no tubo pode ser colocada ao gás ou ar, e essa pressão que precisa ser medida.

A diferença de altura do mercúrio presente nos dois lados do manômetro é que permite que a pressão do gás seja medida e determinada. Como essa maneira de medição de pressão foi a escolhida no início das pesquisas sobre física, a pressão foi reconhecida em unidades de “milímetro de mercúrio”.

A medição de pressão quando referente a um mm Hg diz respeito a pressão que apresenta a diferença de um milímetro presente no tubo de manômetro de mercúrio. Os físicos atuais possuem um novo nome para essa medição de pressão, conhecida como torr. Um torr de pressão é a mesma coisa que mm Hg.

Além de definir as medidas de pressão, o manômetro também pode ser utilizado para a medição da velocidade com que uma determinada corrente de ar flui. O movimento de ar cria um espaço de baixa pressão quando relacionado ao ar atmosférico normal.

Lembra da extremidade aberta do manômetro de gás? Então, ele deve ser colocado dentro de uma área de fluxo de ar com o intuito de determinar a velocidade do ar em movimentação, para medir assim como a mudança de pressão.

Os dispositivos tradicionais precisam de calibres medidores, em modelo de escalas como termômetro. As unidades fixas e portáteis são utilizadas nos laboratórios ou até mesmo nos locais comerciais ou residenciais.

 

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?