A importância do Isolamento térmico

A palavra isolamento não deve ser estranha para você, mas, provavelmente, a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos de isolamento é aquelas salas cheias de caixas de ovos ou espuma, o chamado isolamento acústico, mas sabia que também existe outros tipos de isolamento como o isolamento térmico?

Isolamento térmico

isolamento térmicoComo o próprio nome já diz, o isolamento térmico nada mais é quando você quer isolar algo ou um objeto, mais necessariamente, quer manter o calor desse objeto. O isolamento térmico feito com materias adequados impede a dissipação de calor de um corpo ou de um ambiente.

O isolamento funciona da seguinte forma: o objeto, corpo ou ambiente deve ser coberto com um mau condutor de calor, é esse mau condutor de calor que vai impedir que o calor se dissipe.

A forma mais prática de explicar o isolamento térmico é pegando os vestuários como exemplo. No frio vestimos blusa para não sentirmos frio, certo? A roupa tem o papel de manter o nosso corpo quente, ou seja, impedir que o calor deixe o corpo.

Esse impedimento é feito por esse mau condutor que é encontrado nas roupas de inverno, como é o caso da lã, por exemplo. Esse tipo de material impede algo que chamamos de condução térmica.

O mesmo vale para quando usamos garrafas térmicas, essas garrafas térmicas fazem com que seu café fique quente ou que seu chá fique gelado por mais tempo, isso acontece graças ao vácuo que existe dentro dessas garrafas.

Nesse vácuo existe a falta de ar, que reduz a transmissão de calor por meio da convecção, e aquela parte prateada dentro das garrafas minimizam a transferência por meio da radiação.

Mas o isolamento térmico é conhecido por ajudar em outras áreas também. Por exemplo, você pode usar esse isolamento para impedir que o calor ultrapasse as paredes da sua casa ou empresa em dias de muito sol, principalmente em prédios que acabam usando materiais na sua fechada que aumentam ainda mais a temperatura dentro do ambiente.

Nesse caso, pode até ser que o uso do ar condicionado seja desnecessário.

Além disso, algumas pesquisas apontam que empresas que usam materiais para criar o isolamento térmico conseguiram reduzir pela metade o consumo de energia elétrica. Uma boa notícia para quem está querendo economizar onde dá em plena crise econômica.

Condutibilidade térmica

isolamento térmicoMas antes de você pensar em usar o isolamento térmico na sua empresa ou na sua casa, é preciso tomar cuidado com a condutibilidade térmica, a condutibilidade térmica nada mais é que a habilidade dos materiais em conduzir energia térmica.

Por exemplo, a prata é um dos melhores condutores de calor, chegando a uma condutividade térmica de 108%.

Já materiais como o plástico, a madeira ou a borracha são maus condutores de calor, ou seja, são isolantes de eletricidade.

Então na hora de utilizar o isolamento térmico pense na condutibilidade térmica, lembre que a temperatura de uma fase fria não deve passar dos 35 graus.

Isso porque certos materiais mudam sua temperatura, ou melhor, tiram a temperatura do corpo mais rápido que outros materiais.

Se você quiser usar o isolamento térmico na sua casa ou empresa todos os materiais necessários para isso estão disponíveis no , basta escolher o melhor material para o local que será usado e o seu produto será entregue em até 24 horas.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?