instalacao-valvulas-industriais

Dicas para não errar na hora da instalação das válvulas industriais

Mais do que encontrar a válvula industrial certa, a parte da instalação é fundamental para que as válvulas industriais funcionem de forma adequada. Se na hora de comprar esses acessórios industriais, você procura uma loja especializada, já é uma boa parte do caminho. No entanto, ficar atento ao formato, ao tipo de tubulação ou indústria para a qual estas válvulas industriais serão usadas ou em como instalar sem erros para evitar transtornos é fundamental.

Pensando em você que nunca instalou uma válvula, já instalou errado ou quer saber mais sobre o assunto para contratar a pessoa certa na hora de instalar esses acessórios industriais, o blog da Tecnovapor separou algumas dicas para não errar na hora da instalação. Confira!

Válvulas industriais: verifique o tamanho e saiba para que serve

No universo dos acessórios industriais, sobretudo, das válvulas industriais, a diversidade das válvulas é comum. Válvula borboleta, válvula globo, válvula esfera, válvula retenção, válvula gaveta. Todas servem para o controle de fluídos, mas na prática, algumas podem ser mais específicas como a válvula de retenção que segura o fluxo reverso ou como a válvula borboleta, mais compacta e usada para controle do movimento rotativo. Na hora de escolher as válvulas industriais, você precisa saber para que serve cada uma delas bem como o tamanho. Afinal de contas, como encaixar uma válvula compacta em uma tubulação mais grossa? Nesta situação, em vez de controlar a vazão e o fluxo dos fluídos, e mais fácil vazar. Converse com quem entende destes acessórios industriais, pesquise e não saia no prejuízo.

Verifique a condição da máquina e tubulação

Depois de escolher a válvula certa, é importante que antes e durante da instalação das válvulas industriais, a pessoa que está instalando verifique se a máquina/tubulação está desligada. Além de garantir a segurança do responsável pela instalação, este tipo de prevenção também serve para a segurança do aparelho. Outra dica para estes acessórios industriais é seguir as instruções de uso na hora de instalar. Apesar de algumas terem características semelhantes, como o modelo de fábrica pode variar, é preciso ficar atento aos mínimos detalhes para que nada dê errado. Depois da instalação, testar o acionamento das válvulas industriais para abrir ou fechar e para vedação é fundamental. Se isto não for feito, é possível que o dispositivo não cumpra sua função e ainda coloque a indústria em risco.

Qualidade dos acessórios industriais x Experiência do Operador

Além de prezar pela qualidade das válvulas industriais, que, devem ser devidamente certificadas com material adequado e garantia, vale também contar com uma pessoa que tenha experiência na hora de instalar. Sem dúvidas, a qualidade dos acessórios industriais garante menos dor de cabeça. Mas uma pessoa experiente, saberá instalar as válvulas industriais de forma correta, evitando qualquer falha que pode resultar em vazamento, perda de dinheiro e danos humanos e materiais. Quando esses dois fatores são levados a sério, raramente as válvulas industriais apresentam problemas, ou seja, vale a pena seguir essa dica. Em casos de tubulações corrosivas, arcar com as consequências de um incêndio é bem mais doloroso do que prestar atenção na hora de comprar o produto e contratar um profissional experiente para instalação.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?