Conexões de inox: conheça seus atributos

As conexões de inox têm ganhado espaço no mercado por causa da sua popularidade e pela queda do preço. É comum ver conexões de inox que substituem as conexões de ferro maleável galvanizado, principalmente graças ao seu custo e a sua alta resistência.

O aço inox é conhecido por ser um dos materiais mais versáteis existentes no mundo. É utilizado em várias aplicações e em equipamentos e indústrias. É composto por cromo, que protege o material de ataques corrosivos causados quando entra em contato com o ar.

Além do oxigênio, essa camada protege o inox de agentes agressores como a água do mar e variações de temperatura. Por ser combinada com outros materiais como o níquel e tungstênio, faz com que o material seja fortalecido, garantindo múltiplas ações.

Cada tipo de aço inox tem o nome ligado ao material que faz parte da sua composição, veja a seguir quais são e suas características:

Ferríticos

É o tipo mais utilizado para a confecção de utensílios domésticos, peças de automóveis, eletrodomésticos e pias.

Austeníticos

Possui alta resistência à corrosão, facilidade na solda e é o que mais permite utilizações. É indicado o seu uso em cozinhas industriais, farmácias, consultórios médicos e veterinários e nos segmentos aeronáuticos, ferroviários e navais.

Martensíticos

A sua composição é parecida com o ferrítico e é utilizado em materiais hospitalares, cirúrgicos e odontológicos.

Duplex

É utilizado em dutos, evaporadores, destiladores e tanques por conseguirem suportar a corrosão sob tensão.

A conexão de inox é um componente que é utilizado em máquinas industriais. Isso ocorre porque o material é extremamente eficiente, tem uma boa durabilidade, resistência contra variações de temperatura, choques mecânicos, pressão e inclusive a processos de corrosão. Por ser desenvolvida levando em conta normas técnicas, vazamentos e acidentes têm sua probabilidade minimizada.

Deve-se destacar que para realizar a sua instalação, não é necessário nenhum procedimento especial, apenas deve ser aplicada a porca, a anilha no tubo e no corpo da conexão. Entre as vantagens de se utilizar a conexão de inox, estão:

  • Relação custo-benefício;
  • Melhor acabamento;
  • Preço econômico de investimento;
  • Mais limpas, não contaminam os produtos;
  • Pouca necessidade de manutenção;
  • Não enferrujam;
  • Segurança contra golpes e vibrações.

As conexões de inox, além das vantagens citadas acima, possuem outra vantagem, elas podem ser desmontadas e reutilizadas, fazendo com que o custo de manutenção e produção diminua. Se comparadas nesse aspecto com as de ferro galvanizado, ao ser desmontada, as não podiam ser reaproveitadas devido à ferrugem e à corrosão formada.

Há toda uma linha de conexões de aço inox roscadas de baixa, média e alta pressão que podem ser utilizadas na transferência e condução de líquidos, gases e ar em indústrias químicas, petroquímicas, petrolíferas, entre outras.

Elas são calibradas de esquadrejadas conforme normas internacionais e o processo de polimento faz toda a remoção do metal sem danificar a sua superfície, diminuindo a rugosidade, permitindo com que as propriedades do metal se mantenham.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?