Como os acessórios industriais podem ajudar no isolamento térmico?

Os acessórios industriais são indispensáveis para setores como a construção civil e a indústria.Além de serem úteis para fazer a conexão de tubulações (como é o caso dos tubos de aço) ou servirem para controlar a movimentação de fluidos perigosos (função das válvulas industriais), esses objetos podem apresentar outros benefícios como o isolamento térmico. Mas o que isso quer dizer na prática? como essa função pode potencializar os projetos? Saiba mais sobre este assunto conferindo esse post preparado pela Tecnovapor!

O que é isolamento térmico?

Como o próprio nome diz, o isolamento térmico ou isolante térmico é todo material  com composição que serve para evitar dissipação de calor. Ou seja, é um material que é mais eficiente no controle da temperatura. Por isso, investir em acessórios industriais que sejam isolantes é fundamental no ambiente das indústrias. Afinal, locais como caldeiras, por exemplo, já são marcados por temperaturas altas e quanto mais os objetos amenizam o desconforto térmico, mais vantagens para os colaboradores.

Além desse princípio, o isolamento térmico é um material que ajuda na qualidade e na conservação dos produtos. Por isso é muito válido encontrar válvulas industriais, equipamentos e instrumentos que tenham essa característica.

Em regiões tropicais, materiais com isolante térmico oferecem vantagens como:

  • Proporciona temperatura adequada no ambiente industrial;
  • Evita perdas de material;
  • Ajuda na vida útil dos equipamentos industriais;

Como é a fabricação dos isolantes térmicos?

Os acessórios industriais podem ser diferentes, mas a composição do isolante térmico  apresentam características em comum. Os materiais são fabricados por poros ou fibras, para que concentrem o ar, guardando esse elemento na composição.

Há vários materiais e processos que podem ajudar no isolamento térmico, mas fatores como temperatura e local influenciam a qualidade de isolamento. Portanto, não há fabricação exata de um material com essas propriedades para todos os ambientes.

Além do conforto térmico e da produtividade nos processos, essa característica também ajuda na proteção desses materiais contra processos de oxidação – como a ferrugem e situações como incêndios.

 

E como garantir materiais com isolante térmico?

 

A compra ou manutenção de qualquer acessório industrial precisa considerar fatores como os padrões de fabricação da ABNT e outras certificações de qualidade. Quando o objetivo é adquirir materiais que funcionam como isolante térmico, optar por empresas que acompanham as tendências no ramo industrial é um critério que deve ser adotado.

É importante reforçar que o desempenho de um isolante térmico depende muito das condições da indústria, como mencionamos nos tópicos acima, portanto não há garantia de um material 100% em todas as situações. Mas se você precisa de soluções para proporcionar mais segurança, equilíbrio térmico e comodidade nos processos industriais, confira o catálogo de produtos da Tecnovapor! 

 

A Tecnovapor trabalha com os melhores parâmetros de acessórios industriais e garante qualidade e eficiência na fabricação.

Solicite já um orçamento.  

Clikss Brasil
× Como posso te ajudar?