normas-valvula-industrial

Coisas que toda Válvula Industrial deve ter

Qualidade e eficiência andam de mãos dadas quando o assunto são acessórios industriais e válvulas de segurança. Além da reputação do fabricante, das orientações do engenheiro ou responsável pela tubulação, é preciso ficar atento às normas de fabricação e segurança destes acessórios industriais. Prestar atenção nesta composição é fundamental para garantir que elas cumpram a função delas na construção e ofereçam maior segurança.

Indústrias variadas: Acessórios industriais x Normas equivalentes

Não importa se a válvula industrial será usada em uma indústria de comida, papel, gás, petróleo ou outro produto. A fabricação de acessórios industriais atende normas de segurança e fabricação comuns. Todas as válvulas industriais precisam ser reconhecidas pelos parâmetros do Inmetro e das normas da ABNT. Isto significa que na prática, as válvulas precisam ter o diâmetro de acordo com a tubulação na qual serão aplicadas, além de serem resistentes no material e fabricadas para suportar a pressão conforme a finalidade exigida.

Geralmente as indústrias precisam fazer um relatório especificando o projeto, o uso das válvulas e onde elas serão aplicadas. É o caso das indústrias de petróleo, por exemplo. Além destas normas técnicas gerais, conforme o tipo de válvula e o tipo de indústria, outras normas específicas podem surgir. Por isso, vale lembrar que neste ramo de acessórios industriais, podem haver outras portarias ainda mais exigentes do Inmentro ou da ABNT quanto ao tempo de exposição das válvulas, a quantidade, a localização e outras normas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os operadores destas indústrias.

Acessórios industriais: a importância de seguir as normas

Como em qualquer outro produto, ter garantia dos acessórios industriais é essencial. As normas e órgãos de fiscalização das regras de segurança para acessórios industriais como as válvulas industriais são importantes não só para o funcionamento das tubulações como para segurança da indústria. Quando um engenheiro avalia uma área de risco para construção e a norma não é cumprida, pode haver complicações e causar muitos danos. Neste mesmo pensamento, se uma válvula industrial é falsificada, não atende as normas de segurança brasileira, não há uma vantagem em usar elas em sistemas tão complexos como os de tubulação.  À primeira vista, comprar esses acessórios industriais por um preço menor do que o praticado pelo mercado, pode até parecer uma vantagem, mas o custo benefício de optar por produtos originais e devidamente certificados, compensa muito mais que correr esse risco.

Já pensou em usar uma válvula para vedar o fluxo de materiais corrosivos na sua indústria, ela funcionar por um tempo e falhar de repente? Além dos danos materiais, poderá causar acidentes de trabalho e ainda haverá a necessidade de ter que refazer toda a tubulação.

Segurança é fundamental: acessórios industriais x qualidade

Se você não entende todas as normas, não sabe todas as especificidades, não se preocupe. O importante é pesquisar sobre a empresa, questionar a qualidade dos produtos, pesquisar as características, comparar com produtos que são certificados pelas normas da segurança e vale até chamar especialistas para dar aquela ajudinha. A Tecnovapor atua há mais de duas décadas no atendimento das necessidades do mercado de peças industriais e soluções em sistemas de vapor, condensado e ar comprimido.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?