Bombeamento de Condensadores

Diversos sistemas, como sistemas de refrigeração, fornalhas, sistemas à vapor e sistemas de climatização (tanto para aquecimento quanto para resfriamento) utilizam um sistema de bombeamento de condensadores, para efetivamente lidar com a água que é formada com o processo de condensação com essas máquinas, evitando danos, sujeira e afins.

Seu uso tem sido cada vez mais popular graças a diversos fatores, como o aumento de necessidade de sistemas de controles de clima, graças aos extremos climas que vêm afetando o país. Graças a isso, o bombeamento de condensadores tem sofrido uma demanda de mercado muito maior, tanto por qualidade quanto por quantidade.

Como é usado o bombeamento de condensadores?

Bombeamento de condensadoresPresente nos principais sistemas que produzem vapor de água, é possível encontrar bombeamento de condensadores em:

– Ar condicionados e aquecedores;

– Ar refrigerado para sistemas de refrigeração como geladeiras e freezers;

– Vapor em sistemas de troca de calor e radiadores;

– Exaustores de vapor em fornos de alta eficiência.

Existem outros sistemas onde pode ser usado a bomba de condensadores, porém, sua função sempre será a mesma, o bombeamento da água condensada.

Por que são usados os bombeamentos de condensadores?

Bombeamento condensadoresO uso principal para o bombeamento de condensadores é a diminuição total de três principais custos na produção de vapor.

Primeiramente, o custo de redução de energia utilizada ou até mesmo de combustível. Com o uso desse equipamento é possível economizar bastante combustível.

Esse uso não era tão comum no Brasil, por produzirmos açúcar da cana e podermos usar o bagaço da cana como combustível, porém, justamente por isso é extremamente famoso esse uso em países que o açúcar é produzido a base de beterraba, pois somente assim o custo do combustível poderá ser diminuído.

Água de caldeira para remoção e tratamento de impurezas. Para a reutilização dessa água, é muitas vezes necessário perder uma certa quantia intencionalmente para que as impurezas e gazes sejam removidos junto a ela, e a água seja efetivamente tratada para ser reutilizada com sucesso.

Também é possível utilizá-lo para separar a água de caldeira de diversos tratamentos químicos. A baixa temperatura de ebulição e fácil processo de condensação da água permite que ela seja facilmente separada de diversos produtos químicos com o processo de aquecimento e condensação.

Onde são utilizados os bombeamentos de condensadores?

Bombeamento de condensadoresUsualmente visto principalmente em sistemas hidrônicos que normalmente utilizam uma bomba centrífuga de energia elétrica. São mais presentes do que achamos, sendo facilmente encontrados em diversos tipos de aquecedores de ambientes, dentro de geladeiras e afins, porém em uso comerciam normalmente tem uma pequena fração do seu poder industrial.

Condensadores industriais podem ter até funções adicionais, como retornar a água de caldeira para a caldeira diretamente sobre pressão. Normalmente essas caldeiras possuem um tanque separado para que a condensação se acumule e eventualmente o enchendo o suficiente para que o interruptor de boia seja ativado, então ativando a bomba.

De toda forma, os de bombeamento de condensado serão automatizados pela Tecnovapor, com processos simples e ótimo custo benefício.

 

 

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?