O ar comprimido não deve ser tóxico ou inflamável, embora também auxilie em diversos processos de combustão. Ele é utilizado como uma fonte de energia gerada por meio da pressão interna que apresenta níveis superiores às pressões atmosféricas. Uma tecnologia muito utilizada no setor industrial.
É um gás extremamente versátil e oferece uma série de possibilidades para as empresas.
Mas, para que seja utilizado da maneira correta é preciso se adaptar a uma diversidade de critérios relacionados aos seus níveis de pressão e temperatura. Para haver a precisão, são necessárias a utilização de equipamentos que especificidades que garantem a compressão, os controles de temperatura e purificação.
Portanto, para saber manusear o ar comprimido de forma correta é preciso estar atento ao seu uso, às formas de garantir seguranças as pessoas dentro do ambiente de trabalho e as normas exigidas pelos órgãos responsáveis.
Mesmo que não seja um gás tóxico, manipular o ar sem os equipamentos adequados ou, então, com equipamentos de má qualidade pode representar um risco grande para as empresas, afetando a saúde de seus funcionários devido a alta exposição ao oxigênio ou trazendo a perda do capital investido.
Em suma, o compressor é um equipamento que aumenta bastante a pressão de seu fluido interno e guarda esse elemento dentro de um vaso de pressão. Essa máquina pode ser utilizada para diferentes fins mecânicos, pois transforma esse gás em energia.
Quais são as aplicações para o ar comprimido?
Dentro das indústrias a utilização desse gás aparece nos dispositivos que dependem dos sistemas pneumáticos. Atualmente é muito comum que as empresas trabalhem com essa tecnologia, já que ela representa avanços significativos e vantajosos para a produção, melhorando a rapidez e o desempenho.
Mas também é possível encontrar essa tecnologia em outros setores, como na construção civil, por exemplo. Pode ser usado para a pintura de paredes. Outros compressores também são usados para retirada de água de rios e lagos em obras de grandes proporções. Tais compressores podem ser usados para inúmeras finalidades que possam se beneficiar do sistema de pressurização.
Vantagens da utilização do ar comprimido
A Tecnovapor oferece serviços ideais para aumentar a produtividade dentro das empresas. Pois, podemos projetar redes de distribuição de ar para a otimização dos processos internos. Assim, garantimos a alta qualidade do ar a ser utilizado pelos equipamentos, oferecendo segurança aos funcionários.
O ar comprimido é uma fonte de energia totalmente renovável e tem características fundamentais para qualquer indústria.
Como já foi dito anteriormente, o uso do gás não é tóxico, inflamável ou explosivo. Também é possível criar uma relação híbrida, combinando o ar com outras maneiras de originar energia. Também é possível manter o controle sobre o nível da pressão.
É um gás higienizado e não traz problemas para os equipamentos utilizados com veículo, além de ter sua transportação facilitada. O seu ótimo custo-benefício também um diferencial importante quando comparado a outras formas de gerar energia.
Para trabalhar da forma mais segura possível, é preciso seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), descritas na norma regulamentadora NR 13.