ar comprimido industrial

Ar Comprimido Industrial

Você conhece o ar comprimido? Este é um gás inodoro e incolor que não é tóxico e nem é inflamável. Ele contribui para todos os tipos de combustão, e é usado como uma fonte de energia.

Isso se dá por causa da sua pressão, que é acima da incisão da atmosfera, e sua vantagem é a de usar esta pressão com um aumento maior, por causa do aquecimento do ar, de forma a ampliar a sua aplicabilidade.

O ar comprimido industrial tem diversas serventias. Ele pode ser usado em diversas áreas, bem como em diferentes níveis de temperatura e pressão. Para que seja aplicado corretamente, é necessário ter equipamentos específicos que visam regular a compressão e a purificação.

É importante ressaltar que, mesmo não sendo tóxico, manipular ar comprimido industrial por equipamentos inadequados, ou então de qualidade ruim, pode oferecer sérios riscos à saúde humana, principalmente em lugares com pressão alta devido à exposição excessiva ao oxigênio.

Ar comprimido puro é de extremo valor

Tido como uma necessidade básica para o setor industrial, é importante que o ar comprimido industrial esteja sempre seco e limpo. Uma única gota de óleo pode proporcionar funcionamento inadequado quanto aos processos de automação pneumática, como por exemplo, as falhas na vedação de cilindros ou válvulas.

A qualidade do ar comprimido é analisada por causa da ausência total de óleo, e é muito importante principalmente para processos farmacêuticos, alimentícios e também em atendimentos odontológicos.

Quando contaminado, o ar comprimido industrial normalmente está misturado pelo ar ambiente, ou há presença de fragmentos metálicos na superfície oxidada interna. Também pode haver a presença de partículas sólidas.

Além disso, as gotas de água condensada também podem prejudicar a qualidade do ar comprimido industrial, por oxidar os equipamentos pneumáticos e as tubulações, bem como os óleos líquidos, que são vaporizados de lubrificantes e hidrocarbonetos.

Versatilidade nas aplicações

Atualmente, o ar comprimido pode se mostrar uma importante fonte na hora de impulsionar motores movidos a ar. Sua função de puxar ou empurrar substâncias ao mesmo tempo, e, feitas de maneira eficaz e cuidadosa, é uma das principais vantagens do seu uso.

Uma das áreas em que o uso do ar comprimido se tornou um importante aliado foi na arqueologia. Graças ao uso de compressores de ar, é possível ter uma melhor identificação dos objetos encontrados, sem a presença de resíduos e cuidando do material de forma muito mais prática.

Os compressores de ar podem ser usados para as mais variadas situações

Conforme a necessidade identificada no setor industrial, há a presença de um compressor de ar voltado para a atividade fim que precisa ser realizada. Este é um fator importante que faz com que o ar comprimido tenha uma utilização versátil e cada vez mais ampla.

Os compressores de ar podem ser até mesmo portáteis, e movidos à diesel, garantindo um consumo baixo de combustível, além de vazão alta e pressões elevadas. Podem também ser elétricos, que são trabalhados com baixa pressão e com fluxo de ar de mais continuidade e com custos pequenos de energia.

Se a sua empresa está interessada em instalar um compressor de ar, é importante sempre procurar por uma equipe de vendas qualificadas, para encontrar o produto mais adequado para a sua indústria. A aplicação dos equipamentos pode ser feita para diversas situações, incluindo obras e eventos em geral.

Na Tecnovapor você encontra uma grande variedade de acessórios para ar comprimido. Confira!

 

Clikss Brasil
× Como posso te ajudar?