Aferição de Manômetros

A utilização do sistema pneumático aperfeiçoou muito o ambiente produtivo das empresas, porém para que isso seja feito de maneira efetiva e segura para os funcionários é preciso que haja alguns processos. A aferição de manômetros é uma das atividades indispensáveis para se conseguir bons resultados dentro das indústrias.

O manômetro é usado para medir o nível de pressão dos gases e fluidos que existem dentro de um recipiente. E sua utilização pode se dar de forma digital ou manual.

Para medir as pressões, esse equipamento utiliza a pressão atmosférica como parâmetro. Pois, dentro do recipiente a pressão está comprimida em nível superior ao do ambiente externo.

Medindo a diferença entre a pressão atmosférica e a chamada pressão real se pode chegar ao valor conhecido como pressão manométrica. Portanto, para haver resultados precisos que garantem qualidade produtiva e segurança às pessoas, a aferição de manômetros é essencial e deve ser feita adequadamente.

Para a utilização do equipamento alguns fatores são de extrema importância, como o meio em que ele será aplicado, a precisão que se deseja chegar durante o processo, qual a faixa de pressurização que é preciso medir, aspectos operacionais e de logística.

Além disso, também deve ser levado em conta os gastos necessários à implementação da tecnologia, qual será a mão de obra necessária para tal aplicação e o nível de sensibilidade que o meio dispõe.

Aferição de manômetros: como funciona?

Aferição de manômetrosEste é um processo de extrema importância e pode ser fundamental para a efetividade dos processos da indústria. Ao realizar a aferição de manômetros se assegura de que os itens produzidos tenham ótima qualidade, tomando assim uma posição de destaque no mercado em meio aos seus principais concorrentes.

Portanto, é fundamental garantir um ótimo serviço de aferição dos equipamentos, já que pode se transformar um diferencial para o trabalho.

Antes mesmo de começar o processo é muito importante garantir que o instrumento de aferição esteja completamente higienizado. Pois, qualquer tipo de impureza que não for identificada anteriormente pode causar sérios danos ao padrão dos produtos. Principalmente, se o padrão de referência for um manômetro digital. A negligência pode ser muito negativa.

No processo de aferição de manômetros é necessário que todos os medidores analógicos estejam devidamente calibrados, seja por um padrão ou uma balança de pressão.

Este processo deve ser realizado de forma periódica. É recomendável que isso seja realizado ao menos uma vez por ano.

Quando a aferição deve ser feita?

Aferição de ManômetrosComo dito anteriormente, este processo deve ser realizado de maneira periódica, para garantir segurança aos funcionários e a integridade dos processos e produtos. Assim, se torna fundamental para um melhor desempenho produtivo dentro das empresas.

É essencial estar sempre atento à aferição para controlar a medição dos processos, das caldeiras, vasos de pressão, compressores e demais equipamentos dentro do ambiente.

Este processo garante funcionalidade e assertividade nos processos, fazendo com que se trabalhe com segurança, ajudando na disposição interna fabril, aumentando a produção e com ótimo custo benefício.  As empresas devem sempre se atualizar, utilizando destes avanços oferecidos pela tecnologia. Entre em com a Tecnovapor e se informe!

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?