5 tipos de válvulas industriais e para que servem

5 tipos de válvulas industriais e para que servem

Para as indústrias ou para grandes construções, as válvulas industriais estão se tornando cada vez mais essenciais. Usadas para controlar o fluxo de líquidos, gases ou vedar o fluxo nos encanamentos, as válvulas possuem modelos variados. Mas você sabe quais são as válvulas industriais e para que servem?

A Tecnovapor trabalha com modelos como a válvula gaveta, válvula borboleta, válvula diafragma, válvula retenção e válvula globo.  Cada uma possui suas próprias características e finalidade, por isso, saber como funciona cada válvula industrial é importante na hora de escolher a peça certa para o que você precisa. Saiba mais sobre estes 5 tipos de válvulas industriais.

Válvula gaveta

A válvula gaveta é uma peça simples, mas com uso diverso e bastante eficaz. Como a válvula gaveta possui um modelo com total abertura, é comum usar esta válvula para controlar o fluxo em mais de um sentido. Na prática, a válvula gaveta abre e um disco desliza dentro da peça. Para isto acontecer, o acionamento da válvula gaveta funciona como uma espécie de gaveta de um móvel mesmo. Isto é, o disco passa pelo fluído e faz o bloqueio. Vale lembrar também que a válvula gaveta é uma válvula de bloqueio e fica sempre aberta ou fechada em sistemas de água ou líquido bruto.

Válvula borboleta

Indicada para o bloqueio de fluídos ou para regulagem da vazão, a válvula borboleta é a mais comum para situações de movimento rotativo. Compacta, a válvula borboleta pode variar de 1,5 a 200 polegadas e é composta por um corpo monobloco, com disco central – que pode ter uma haste transpassada ou haste acoplada. Nos casos da haste acoplada ao disco, a válvula borboleta tem um disco mais fino, que na prática faz com que a vazão seja maior. O uso da válvula borboleta é muito comum nos ramos industriais como da celulose, energia, alimentação, entre outros.

No blog da Tecnovapor, fizemos um artigo especial sobre a válvula borboleta e vale lembrar que este tipo de válvula pode se encaixar em vários tipos de conexão. A chamada conexão wafer permite o encaixe da válvula borboleta entre as tubulações, como um sanduíche. A conexão tipo lug, conta com parafusos para fixar as tubulações. Por fim, a conexão tipo flange é que permite que o corpo da válvula borboleta se encaixe nos parafusos mantendo o espaço da conexão. Nestes casos, o corpo da válvula borboleta precisa ser longo.

Válvula diafragma

A válvula diafragma é usada para controlar líquidos corrosivos, com sólidos suspensos ou líquidos muito viscosos. Além disso, a válvula diafragma pode ser manual ou automatizada e serve como válvula de corte em indústrias alimentícias, farmacêuticas, entre outras. Em sua estrutura, a válvula diafragma pode ser acionada pelo chamado giro do volante – a haste central desloca o compressor e o diafragma pra cima e para a baixo, para abrir e fechar, respectivamente.  Vale lembrar que a válvula diafragma possui um corpo tubular e a parte de cima fabricado com material de plástico e que o diafragma não tem contato com o fluído, portanto, pode ser feito de borracha ou plástico.

Válvula retenção

Das indústrias às residências, a válvula retenção, como o próprio nome diz, previne que o fluxo volte a tubulação rapidamente. Na prática, a válvula retenção é usada para bloquear o fluxo e permite que o líquido escoe em uma direção enquanto a outra está totalmente fechada. A válvula retenção usa a energia do próprio fluido para funcionar. A válvula retenção também é muito confiável para situações de vapor, gás de carvão, gás de óleo em altas ou baixas temperaturas.

Válvula globo

Mais indicadas para situações com repetição de abertura e fechamento, as válvulas globo são caracterizadas pelo controle mais eficiente dos fluídos. As válvulas globo são manuais, usadas para controle de fluxo, regulagem da vazão ou pressão de fluído. Na prática, são bastante indicadas para vapor, gases, ar, petróleo, água e gás natural, em alta ou baixa pressão.

Quer saber mais sobre válvulas industriais? Confira no site.

Clikss Brasil
Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?