Manômetro Instrumento De Medição

Manômetro: o que é e para que serve instrumento de medição

No universo dos acessórios  industriais, o manômetro é um instrumento de medição utilizado em diversas máquinas industriais. Na prática, esse dispositivo serve para medir a pressão atmosférica de fluídos, gases e líquidos diversos. Existem vários modelos deste acessório, no formato digital ou analógico e há complementos que potencializam a função do  manômetro como as caixas usadas para protegê-lo.

Mas como escolher o equipamento adequado para utilizar na indústria? O que é preciso observar antes de usar essa peça? Como funciona o produto na prática? Se você também tem essas dúvidas, continue lendo. A Tecnovapor elaborou esse post para tirar suas dúvidas!

 

Manômetro: formas de uso

Essencialmente usado para a medição de substâncias no maquinário industrial e pneumático, o manômetro é um instrumento indispensável. Geralmente, o produto é feito de materiais como mercúrio e aço inoxidável e está disponível em vários modelos. Entre as várias aplicações deste equipamento, algumas se destacam. São elas:

  • Capacidade para medir pressão atmosférica de gases e líquidos;
  • Auxílio no equilíbrio da temperatura do ambiente industrial;
  • Fornecimento de informações sobre a intensidade dos fluídos;
  • Ajuste de pressão da máquina ou circuito industrial;

 

Com essas funcionalidades, esse acessório industrial assume uma relevância muito significativa na rotina das linhas operacionais

 

Manômetro digital ou analógico?

O manômetro é um equipamento versátil. Na versão digital, o destaque é a tecnologia que impulsiona maior precisão nos resultados e desempenho no maquinário. Nesse formato, as versões são compostas por displays digitais que facilitam a leitura e com isso, a redução de possíveis erros nas análises.

Já na versão analógica, e manômetro é mais tradicional. Embora não exista um display personalizado, o modelo se destaca pela acessibilidade e pelo custo baixo. Não existe uma receita ideal de quando optar por um formato ou outro. Tudo depende muito das condições e da localização do maquinário ou do  cenário que precisa de medição.

 

Caixas para manômetro

Para proteger os manômetros, existem algumas caixas específicas. Geralmente, essas estruturas são confeccionadas também com a finalidade de embutir o equipamento. As caixas carregadas com glicerina protegem o produto contra possíveis vibrações no cenário industrial. Aliás, o manômetro com glicerina é um item muito indicado para situações de choque, alta pressão e densidade.

Além da caixa em si, é importante ter uma rosca de vedação para que o produto tenha um desempenho máximo. Essas roscas podem ser encaixadas na horizontal ou na vertical, com fixação a partir de uma borracha.  O ideal é que a borracha fique em cima da caixa carregada com glicerina, em uma pequena abertura.

Outro modelo bastante utilizado nos manômetros é o das caixas gerenciadas. Com diversos tamanhos e materiais de composição, essa caixa é ideal para proteger e conservar o manômetro por mais tempo.. Para que a caixa gerenciada apresente seu desempenho máximo, na proteção de acessórios como os manômetros e  válvulas industriais, é importante que ela esteja na posição correta. Geralmente há uma abertura nesta caixa com a indicação “open”.

 

Dicas para não errar na compra do manômetro

Se você precisa de um manômetro na sua rotina industrial, não deixe de tomar alguns cuidados antes da aquisição do produto. Assim como todo acessório industrial, o manômetro precisa ter um padrão de qualidade certificado por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Na Tecnovapor, você encontra esses objetos com selo de qualidade dos melhores fabricantes do mercado. Converse com nossa equipe!

Desenvolvido por

Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?