Conheça Os Modelos De Flanges

De fato, estruturas ou instalações, exigem as melhores peças do mercado. No campo de válvulas e conexões, não poderia ser diferente. Nesse sentido, um dos itens mais importantes e necessários para um sistema de tubulação são os flanges.

 

Inegavelmente, as conexões flanges são peças utilizadas para a união de tubulações, alterando sua direção e configuração. Similarmente, as peças contribuem para a condução de fluídos.  Sua função básica é vedar a conexão e não permitir que esses escapem.

 

Só para exemplificar, os flanges são montados em pares e unidos por parafusos. Portanto também permitem que os sistemas de tubulações possam ser desmontados.

 

Sobretudo, os flanges são peças compradas prontas e possuem dimensões normalizadas, assim, existem várias normas dimensionais que devem ser entendidas para que posam “casar” com o diâmetro do tubo na qual serão instaladas.

 

Antes de tudo, conheça os tipos de flanges disponíveis:

 

Flange Cego

Certamente são os mais populares. Usados para extremidades de linhas ou fechamento de bocais, eles podem ser empregados sob diversas condições de temperatura e pressão, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura.

 

Flange com pescoço

Conhecidos no mercado, todavia, são usados em tubulações industriais para quaisquer pressões e temperaturas. Dos não integrais são os mais resistentes, permitem melhor aperto e dão origem a menores tensões residuais.

 

Flange Solto

São aplicados em tubulações que requerem desmontagem frequentes. Além disso, são empregados em montagens de linhas que fazem uso de pestanas, por serem fabricados em aço carbono não estão sujeitos à corrosão pelo fluido.

 

Flange Orifício

São empregados para medir a vazão dos líquidos e gases que passam na tubulação. De tal forma, a vantagem é a existência de parafusos adicionais para facilitar a separação dos flanges para inspeção ou manutenção da placa.

 

Flange Roscado

Econômicos e fáceis de montar. Podem ser unidos ao tubo sem soldas. Não apenas adequados a médias pressões, mas também a temperatura ambiente. Aperto permissível pequeno, tensões elevadas, a rosca age como um intensificador de esforços e como uma permanente causa de vazamento.

 

Flange Sobreposto

Deslizam na tubulação antes da solda interna e externa. Já que são ideais para baixa pressão, não permitem ligação direta com conexão tubular, nem ensaio de radiografia na linha. Precisa de solda do lado. 

 

Flange Soquete

Pode ser operado em qualquer condição de temperatura e pressão moderada, contudo em severos gradientes térmicos sua utilização não é recomendada.

 

Raquete

Instalado na tubulação para obter bloqueio dos fluídos periodicamente, por consequência são empregados no lugar de válvulas.

 

Flange de encaixe
Semelhantes aos sobrepostos, são mais resistentes e têm um encaixe completo para a ponta do tubo, dispensando, por isso, a solda interna. São usados na maioria das tubulações de aço de pequeno diâmetro. Por causa da descontinuidade interna não são recomendados para serviços sujeitos a corrosão sob contato.

 

A Tecnovapor é, de fato, uma das principais empresas fornecedora de flanges. Com mais de 20 anos de experiência, trabalha com os melhores fornecedores de conexões industriais oferecendo uma vasta linha de produtos. 

Desenvolvido por

Subscribe To Our Newsletter
Subscribe To Our NewsletterJoin our mailing list to receive the latest news and updates from our team.

Obrigado por inscrever-se

× Como posso te ajudar?