As conexões de inox têm ganhado espaço no mercado por causa da sua popularidade e pela queda do preço. É comum ver conexões de inox que substituem as conexões de ferro maleável galvanizado, principalmente graças ao seu custo e a sua alta resistência.

O aço inox é conhecido por ser um dos materiais mais versáteis existentes no mundo. É utilizado em várias aplicações e em equipamentos e indústrias. É composto por cromo, que protege o material de ataques corrosivos causados quando entra em contato com o ar.

Além do oxigênio, essa camada protege o inox de agentes agressores como a água do mar e variações de temperatura. Por ser combinada com outros materiais como o níquel e tungstênio, faz com que o material seja fortalecido, garantindo múltiplas ações.

Cada tipo de aço inox tem o nome ligado ao material que faz parte da sua composição, veja a seguir quais são e suas características:

Ferríticos

É o tipo mais utilizado para a confecção de utensílios domésticos, peças de automóveis, eletrodomésticos e pias.

Austeníticos

Possui alta resistência à corrosão, facilidade na solda e é o que mais permite utilizações. É indicado o seu uso em cozinhas industriais, farmácias, consultórios médicos e veterinários e nos segmentos aeronáuticos, ferroviários e navais.

Martensíticos

A sua composição é parecida com o ferrítico e é utilizado em materiais hospitalares, cirúrgicos e odontológicos.

Duplex

É utilizado em dutos, evaporadores, destiladores e tanques por conseguirem suportar a corrosão sob tensão.

A conexão de inox é um componente que é utilizado em máquinas industriais. Isso ocorre porque o material é extremamente eficiente, tem uma boa durabilidade, resistência contra variações de temperatura, choques mecânicos, pressão e inclusive a processos de corrosão. Por ser desenvolvida levando em conta normas técnicas, vazamentos e acidentes têm sua probabilidade minimizada.

Deve-se destacar que para realizar a sua instalação, não é necessário nenhum procedimento especial, apenas deve ser aplicada a porca, a anilha no tubo e no corpo da conexão. Entre as vantagens de se utilizar a conexão de inox, estão:

As conexões de inox, além das vantagens citadas acima, possuem outra vantagem, elas podem ser desmontadas e reutilizadas, fazendo com que o custo de manutenção e produção diminua. Se comparadas nesse aspecto com as de ferro galvanizado, ao ser desmontada, as não podiam ser reaproveitadas devido à ferrugem e à corrosão formada.

Há toda uma linha de conexões de aço inox roscadas de baixa, média e alta pressão que podem ser utilizadas na transferência e condução de líquidos, gases e ar em indústrias químicas, petroquímicas, petrolíferas, entre outras.

Elas são calibradas de esquadrejadas conforme normas internacionais e o processo de polimento faz toda a remoção do metal sem danificar a sua superfície, diminuindo a rugosidade, permitindo com que as propriedades do metal se mantenham.

Deixe um comentário

WhatsApp Como posso te ajudar?